Historia dos Estados Unidos
Leandro Karnal
1-Descreva a reação dos colonos com relação a Lei do Chá, no porto de Boston. Pág. 95
O resultado dessas novas leis foi novos protestos, novos boicotes e declarações dos colonos contra as medidas. As leis acabariam sendo revogadas. No entanto, em Boston, quase ao mesmo tempo em que se deu a anulação dos atos townshend, um choque entre americanos e soldados ingleses tornaria as
relações entre as duas partes muito difíceis. Protestando contra os soldados, um grupo de colonos havia atirado bolas de neve contra o quartel. O comandante, assustado, mandara os soldados defenderem o prédio. Estes acabaram disparando contra os manifestantes. Cinco colonos morreram. Seis outros colonos foram feridos, mas conseguiram sobreviver. Era 5 de março de 1770. O
Massacre de Boston, como ficou conhecido, foi usado largamente como propaganda dos que eram adeptos da separação. Um desenho com a cena do massacre percorreu a colônia. O cheiro de guerra começava a ficar mais forte. CHÁ AMARGO...
2-Sobre as leis intoleráveis. Qual foi a mais conhecida? Explique. Pág. 96
ao mar. Um patriota entusiasmado disse: “O porto de Boston virou um bule de chá esta noite...”. americanos passaram a chamar de “leis intoleráveis”. A mais conhecida delas
interditava o porto de Boston até que fosse pago o prejuízo causado pelos colonos. A colônia de Massachusetts foi transformada em colônia real, o que emprestava grandes poderes a seu governador. O direito de reuniões foi restringido. A inglaterra demonstrava que não toleraria oposições às suas leis.
3- O que diz o filosofo iluminista John Locke sobre o direito da maioria? Explique. pág. 98
A independência das 13 colônias foi influenciada por muitos autores do iluminismo, movimento filosófico de crítica ao poder dos reis e à exploração das colônias por meio de monopólios. Dos filósofos do mundo iluminista, um dos mais importantes para os colonos foi John Locke.
O inglês John Locke, filho de uma família protestante, nasceu em 1632. Viveu o agitado século XVII na inglaterra e, quando Guilherme e Maria de Orange foram entronados, olhou com aprovação para o novo governo que se instalava.
As idéias de Locke estavam profundamente relacionadas com a revolução Gloriosa inglesa, que estabeleceu o governo de Guilherme e Maria e consagrou a supremacia do Parlamento na inglaterra. Na sua maior obra política, Ensaio sobre o governo civil, Locke justifica os acontecimentos da inglaterra.
4-Não existia um sentimento nacional de amor aos Estados Unidos? Explique. Pág. 99
O filósofo desenvolveu a idéia de um Estado de base contratual. Esse contrato imaginário entre o Estado e os seus cidadãos teria por objetivo garantir os “direitos naturais do homem”, que Locke identifica como a liberdade, a felicidade e a prosperidade. Para o filósofo, a maioria tem o direito de fazer valer seu ponto de vista e, quando o Estado não cumpre seus objetivos e não assegura aos cidadãos a possibilidade de defender seus direitos naturais, os cidadãos podem e devem fazer uma revolução para depô-lo. Ou seja, Locke é também favorável ao direito à rebelião. Quem quer que use força sem direito, como o faz todo aquele que deixa de lado a lei, coloca-se em estado de guerra com aqueles contra os quais assim a emprega; e nesse estado cancelam-se todos os
vínculos, cessam todos os outros direitos, e qualquer um tem o direito de defender-se e de resistir ao agressor.
5-Escreva sobre a sociedade secreta chamada de “Os Filhos da Liberdade”. Págs. 99 e 100
As sociedades secretas foram uma das primeiras reações dos colonos contra as medidas inglesas. A mais famosa delas foi Os Filhos da Liberdade, que estabeleceu uma grande rede de comunicações, em muito facilitando a articulação entre os colonos. Os Filhos da Liberdade também eram uma escola.
6-O que faziam as mulheres das Ligas do Chá? Pág. 100
Houve também um grupo feminino intitulado Filhas da Liberdade, com o mesmo propósito. As mulheres também organizaram Ligas do Chá com o objetivo de boicotar a importação de chá inglês. Nas grandes cidades como Nova York e Boston, mulheres encabeçavam campanhas contra produtos elegantes importados da inglaterra e incentivavam produtos feitos em casa, mais simples,
porém mais “patrióticos”. Na Carolina do Norte, um grupo de mulheres chegou a elaborar um documento chamado Proclamação Edenton, dizendo que o sexo feminino tinha todo o direito de participar da vida política. Mais tarde, quando a guerra entre as colônias e a Coroa Britânica começou, as colonas demonstraram mais uma habilidade: foram administradoras das fazendas e negócios enquanto os maridos lutavam.
7-Quem reuniu o que declarou o Segundo Congresso da Filadélfia? Explique. Pág. 100
Em meio ao início de hostilidades deu-se o segundo Congresso da Filadélfia. Esse Congresso acabaria reunindo todas as colônias, inclusive a resistente Geórgia. Inicialmente, apenas renovou seus protestos junto ao rei, que acabou se decidindo a declarar as colônias “em rebeldia”.
8-Em 02 de Julho de 1776. O que decidiu o Congresso da Filadélfia? Explique. Pág. 105
A opinião dos congressistas estava dividida enquanto panfletos como o de thomas Paine, Senso comum ( Common Sense), pregavam enfaticamente a separação e atribuíam ao rei os males das colônias.
9-Em 4 de Julho de 1776. O que proclamou o Congresso da Filadélfia? O que resolveram explicar ao mundo? Pág. 107
Em 4 de julho de 1776, o Congresso se reuniu na Filadélfia e proclamou, com o apoio da população, o surgimento de uma nova nação: os Estados Unidos da América. Na ilustração: O espírito de 1776, de Archibald M. Willard, simboliza a Independência.
Comentários
Postar um comentário