Chernobyl
1- Quando em qual local aconteceu o acidente nuclear de Chernobyl? localize em um mapa.
No ano de 1986, na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia.
2- Descreva como aconteceu o acidente? Explique.
O acidente ocorreu durante experimentos com os sistemas da usina. Para realizar testes com o reator, o sistema automático de segurança foi desligado. Como o reator foi operado a potência muito abaixo do limite inferior por período muito longo, houve um superaquecimento. O reator do modelo existente em Chernobyl, que utiliza grafite como moderador dos nêutrons, pode-se tornar rapidamente muito instável, o que ocorreu. Quando os operadores da sala de controle resolveram desligá-lo, não foi mais possível, pois a potência do reator cresceu, ao invés de decrescer. A reação em cadeia cessou imediatamente, mas o aquecimento provocou uma explosão de vapor e gases. A energia liberada levou ao deslocamento da laje superior de concreto. Gases e partículas radioativas foram lançados para a atmosfera. O ar exterior que entrou na central levou à combustão da grafite. O incêndio do prédio foi extinto três horas e meia depois, mas a grafite continuou queimando, emitindo produtos de fissão. Só no décimo primeiro dia acabou a combustão da grafite e a conseqüente liberação de material radioativo. Acidentes como o da usina de Chernobyl, por exemplo, não podem ocorrer em usinas como a de Angra, que utiliza reator a água pressurizada (PWR), em que os elementos combustíveis estão dentro de um grande e resistente vaso de pressão de aço, circundado por contenção que impede quaisquer emissões em caso de acidente. Nos reatores do tipo PWR o sistema automático de segurança não pode ser bloqueado; usa-se água que, diferentemente do grafite, não entra em combustão quando aquecida. Além disso, o edifício do reator é uma estrutura de segurança, construída para suportar impactos, e não simplesmente um prédio industrial convencional, como o de Chernobyl. Os elementos combustíveis em reatores do tipo de Chernobyl ficam contidos em canais dentro de uma matriz de grafite.
3- Escreva explicando sobre as pessoas que morreram ou ficaram feridas?
Dessas 25 mil pessoas que morreram, 20% cometeram suicídio. De acordo com o Greenpeace, o acidente acabou provocando a morte por câncer de 93 mil pessoas em todo o mundo.As mulheres grávidas que estavam na região do acidente foram orientadas a realizarem abortos, para que seus filhos não nascessem com graves problemas de má formação. Felizmente, o número de mortes provocadas por câncer ou outros problemas de saúde ocasionados pelo acidente foi menor do que o esperado. Segundo o Greenpeace, pelo menos 60 mil casos de câncer na tireoide tiveram relação com o acidente. Segundo a comissão do Fórum de Chernobyl, espera-se que mais 9 mil pessoas ainda morram de câncer em decorrência da exposição radiativa. Especialistas afirmam que a região vai levar pelo menos mais 100 anos até ser considerada livre de poluição radiativa.
4- Quais são as demais consequências do acidente de Chernobyl?
Mais de 50% dos radionuclídeos de Chernobil foram dispersos fora da Bielorrússia, Ucrânia e da Rússia europeia e provocou precipitações tão distantes como na América do Norte. Em 1986 quase 400 milhões de pessoas viviam em áreas contaminadas radioativamente com um nível superior a 4 kBq/m2 e cerca de 5 milhões de pessoas ainda estão sendo expostas a níveis perigosos de contaminação. O aumento da morbidade, envelhecimento precoce, e mutações foi observado em todos os territórios contaminados que foram estudados. O aumento nas taxas de mortalidade total para os primeiros 17 anos na Rússia europeia foi de até 3,75% e na Ucrânia, foi de até 4,0%. Os níveis de radiação interna estão aumentando devido às plantas que absorvem e reciclam Cs-137, Sr-90, Pu e Am. Nos últimos anos os níveis internos de Cs-137 ultrapassaram 1 mSv/ano, que é o considerado "seguro", esses devem ser reduzidos para 50 Bq/kg em crianças e 75 Bq/kg em adultos.
Como resultado da bioacumulação de radionuclídeos, a quantidade nas plantas, fungos e animais pode aumentar 1.000 vezes em comparação com concentrações no solo e na água. Os fatores de acumulação e de transição variam consideravelmente em cada estação, mesmo para a mesma espécie, tornando difícil discernir níveis perigosos de radionuclídeos em plantas e animais que parecem ser seguros para comer. Apenas um monitoramento direto pode determinar os níveis reais.
Three Mile Island (1979)
5- Onde e quando aconteceu o acidente nuclear de Three Mile Island? Localize em um mapa.
O acidente nuclear na usina nuclear de Three Mile Island ocorreu em 28 de março de 1979, um ano após o comissionamento da Unidade 2 (TMI-2). O acidente nuclear ocorreu o segundo reator da usina; pressão do reator de água.
Three Mile Island está localizado a aproximadamente 16 quilômetros de Harrisburg, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
6- Descreva oque aconteceu?
O acidente começou às 4 da manhã da quarta-feira, dia 28 de Março de 1979, com falhas no sistema secundário não-nuclear, seguido por uma válvula de alívio operada por piloto do sistema primário que tinha ficado aberta, permitindo que grandes quantidades de líquido de arrefecimento escapassem. As falhas mecânicas foram criadas pela falha inicial dos operadores do reator em reconhecer a situação como um acidente de perda de líquido refrigerante devido a treino inadequado e factores humanos como erros de desenho industrial relacionados com a presença de indicadores ambíguos na sala de controlo no interface do utilizador da central. O âmbito e complexidade do acidente tornou-se claro no decurso de cinco dias, quando empregados da Metropolitan Edison, oficiais do estado da Pensilvânia e membros da Comissão Nuclear Reguladora dos Estados Unidos tentavam compreender o problema, comunicavam a situação para a imprensa e comunidade local, decidiam se o acidente requeria uma evacuação de emergência e por fim davam conta do fim da crise.
Kyshtym (ozyorks(1957)
7- Onde aconteceu o acidente nuclear de Kyshtym?
Usina de Kyshtym - Rússia, 1957
8- Descreva como aconteceu?
No dia 29 de setembro, uma falha no sistema de refrigeração do compartimento de armazenamento de resíduos nucleares causou uma explosão em um tanque com 80 toneladas de material radioativo. As partículas liberadas contaminaram a região de Mayak e cidades próximas num raio de 800km. Como a cidade de Ozyorsk, sede da tragédia, não integrava oficialmente o mapa soviético, o acidente nuclear ficou conhecido como “O Desastre de Kyshtym”, em referência à cidade vizinha.
9- Quais são as consequências deste acidente nuclear?
O número de mortos com câncer pode ter chegado a 200 em decorrência da exposição à radiação. Uma falha no sistema de refrigeração do compartimento de armazenamento de resíduos nucleares causou uma explosão em um tanque com 80 toneladas de material radioativo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir