Roupas típicas do Rio Grande do Sul
Mariana e Branca
Roupas típicas conhecido também como roupas nacionais, manifesta tal identidade por meio de roupas, podem mostrar status sociais, conjugais ou religiosos.
Tipos de trajes:
Traje Masculino: muito conhecido pela bombacha, a pilcha masculina tem um histórico que começou pelo uso da chiripá, um pano entre as pernas, preso na cintura por um cinto chamado guaiaca, que tem um lugar pra carregar laço, faca e dinheiro. A bombacha destacou-se em 1860, hoje é a peça fundamental da roupa da região sul. O lenço é usado no pescoço e na cabeça, pode ter representação política. Chapéu, esporas,faixas,bota,colete ou jaleco e camisa.
Traje Feminino: usa um vestido de prenda muito utilizado sendo o mais comum entre as mulheres. O traje é composto por uma saia de armação, sapato ou botinhas de couro nas cores preta, bege ou marrom, meias brancas longas ou meia calça. As cores usadas normalmente são, rosa, lilás, azul e verde. Costuma-se evitar cores chocantes e fosforescentes. O preto nunca é usado nas roupas. tecidos de lurex, rendão ou transparentes nunca é usado.
Trajes usados por prendas e peões: O pala pode ser usado de diversos modos, com formato retangular, com franjas por todo ele, e a gola é um corte onde vai a cabeça. Já o poncho feito para proteger do frio e da chuva, feito de lã grossa.
Comentários
Postar um comentário