Biografia : Seu nome completo era Irineu Evangelista de Souza, nasceu em 28 de dezembro de 1813 , Barão de Mauá também conhecido como visconde de Mauá, nasceu pobre em Arroio Grande(Rio Grande do Sul) saiu ainda criança do Rio Grande do Sul se mudando para São Paulo para casa de seu tio e la fez seu futuro, foi um importante industrial, banqueiro e politico Brasileiro no seculo XIX e recebeu seu titulo de Barão de Mauá no ano de 1854 e o de Visconde de Mauá no ano de 1874, a sua morte ocorreu na cidade Petrópolis(Rio de Janeiro ) no em 21 de Outubro de 1889 aos 75 anos de idade.
O industrial:O barão foi a primeira imagem proeminente entre a burguesia industrial na historia do Brasil,seus investimentos incindiram em vários ramos, desde meios de transporte (foi o primeiro dono das maior estrada de ferro do brasil) , criou ainda a industria de rebocadores da barra do Rio Grande e conseguiu os direitos trafico pelo rio Amazona por 30 anos e investiu em companhias de bondes no Rio de Janeiro .
o banqueiro :Debruçado sobre o tampo de sua escrivaninha,Mauá confere o quanto escreveu,apartir de suas anotações nada mal.Ao longo de poucos dias de retiro na fazenda Sapopemba rascunharam mais de 30 páginas . Havia terminado uma parte intrincada ,sobre a intervenção da Coroa imperial no Prata seguida por suas relações com personagens da Corte.O que colocaria?Enquanto tocava a Ponta de areia lançara.
visão industrial :No ano de 1844, a criação da Tarifa Alves Branco elevou os impostos alfandegários sobre os produtos provenientes do mercado externo. Apesar de não ter esse objetivo, o imposto se transformou em uma eficiente barreira protecionista que abriu portas para o primeiro surto industrial experimentado na história do Brasil. Paralelamente a esta ação, devemos salientar que a proibição do tráfico negreiro e os lucros obtidos pelo café tiveram grande importância neste processo.
Comentários
Postar um comentário