A)
O Barão de Mauá nasceu em Arroio Grande no RS em 28/12/1813. Filho do fazendeiro João Evangelista de Ávila e Sousa e Maria de Jesus Batista de Carvalho. Ficou órfão de pai aos oito anos de idade, sendo entregue aos cuidados de um tio, capitão da marinha . É levado para São Paulo, onde fica interno num colégio de 1821 a 1823 seu nome completo era Irineu Evangelista de Sousa com apenas 11 anos começou a trablhar como bacanista em uma loja de tecidos.
b)
Em 1837 adquire uma chácara no Morro de Santa Teresa, Em 1846 vende sua parte na Carruthers e adquire uma pequena fundição, Irineu Evangelista de Sousa, Barão de Mauá foi pioneiro no campo dos serviços públicos, fundou em 1852 a Companhia Fluminense de Transportes. Em 1853 criou a Companhia de Navegação a Vapor do rio Amazonas,Em 1854 fundou a Companhia de Iluminação a gás do Rio de Janeiro e no dia 30 de abril inaugura 15 km da primeira estrada de ferro ligando o Porto Mauá na baía da Guanabara à encosta da Serra da Estrela.
c)O Barão de Mauá fundou, no final da década de 1850, o Banco Mauá, MacGregor & Cia, com filiais em várias capitais brasileiras, como também em Londres, Nova Iorque, Buenos Aires e Montevidéu. Ajudou a fundar o segundo Banco do Brasil pois o primeiro havia falido em 1829
d)vivendo em uma sociedade rural e escravocrata, o contato com a mentalidade empresarial britânica que, nos meados do seculo XIX, gestava a segunda fase da Revolução Industrial, foi determinante para a formação do pensamento de Mauá.O seu estilo liberal de administrar era personalíssimo para o Brasil, país acostumado à forte centralização monárquica que o poder moderador, expresso na constituição 1824 , havia reafirmado. Sua característica principal, em qualquer setor econômico que atuou, foi o pioneirismo.Com menos de trinta anos, já possuía fortuna que, segundo ele próprio, "assegurava a mais completa independência"
Comentários
Postar um comentário