REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
História Geral e Do Brasil. Ed. Scipione
Vicentino, Cláudio e Dorigo, Gianpaolo.
1- A que deveu-se o início do processo industrial na Inglaterra? O que conseguiu formar? Explique pág. 149
iniciada na Inglaterra, passou a ser o principal motor desse processo. A perspectiva de lucros motivou o desenvolvimento técnico da produção, e com o aumento dos lucros, por sua vez, ampliava-se o capital investido nas novas tecnologias, gerando um ciclo ascendente, a Inglaterra, graças a seu poderio naval e comercial, conseguiu formar uma extensa rede comercial mundial.
2- O que protegiam os Atos de Navegação? Pág.149Os Atos de Navegação, leis decretadas na Inglaterra em 1651 por Oliver Cromwell, que protegiam os comerciantes ingleses e atingiram especialmente os Países Baixos, seu maior rival no comércio e nos mares.
3- O que abriu o Tratado de Methuen? Pág.149
O Tratado de Methuen, de 1703, assinado com Portugal, abriu os mercados portugueses e de suas colônias aos manufaturados ingleses.
4- Politicamente o que a Inglaterra sepultou? Pág. 150Politicamente, a Inglaterra sepultara o absolutismo após a Revolução Gloriosa, em 1688, quando ficou estabelecida a supremacia do Parlamento e inaugurou-se o Estado liberal inglês.
5- Quais as principais invenções mecânicas que se destacaram? Pág.150Entre as principais invenções mecânicas do período, destacam-se a máquina de fiar, de James Hargreaves, o tear hidráulico, de Richard Arkwright, e o tear mecânico, de Edmund Cartwright.
6- Por quem foi inventada e por quem foi aperfeiçoada a máquina a vapor? Pág.150 à máquina a vapor, inventada por Newcomen (1712) e aperfeiçoada por James Watt (1765).
7- Quem inventou?
a) O barco a vapor; Robert Fulton
b) A locomotiva a vapor; George Stephenson
8-No século XIX, o que a expansão industrial estimulou? Explique. Pág. 150
A expansão industrial estimulou o imperialismo do século XIX, uma grande corrida colonial por novos mercados.
9- O que representou a especialização do trabalho?Explique. Pág. 151
A Especialização Do Trabalho representou a alienação do trabalhador em relação a sua atividade. Enquanto na Antiguidade ou na Idade Média o artesão conhecia o processo
de produção inteiro, realizando ele mesmo todas as etapas, o operário moderno perdeu o controle do conjunto
da produção.
Comentários
Postar um comentário