ESCRAVIDÃO - POSTAGEM NO BLOG DA TURMA
Titulo: ESCRAVIDÃO NO BRASIL COLÔNIA e dados de identificação.
1- Pesquise uma notícia de jornal sobre algum caso de racismo e escreva explicando sobre o que aconteceu. O goleiro Aranha, um dos principais ídolos da Ponte Preta, foi vítima de um caso de racismo que teve muita repercussão e marcou sua carreira. Em 2014, quando era goleiro do Santos, integrantes da torcida do Grêmio o chamaram de macaco. Na ocasião, o time foi excluído da Copa do Brasil e condenado a pagar multa de R$ 50 mil. Para o jogador, esse fato marcou sua carreira: “Hoje, infelizmente, quando alguém pesquisa sobre goleiro Aranha, aparece, imagens, vídeos e matérias sobre esse assunto”.
2- Quando e como começou a escravidão no Brasil? A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática. Os colonos partiram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste.
3- No Brasil. Qual foi o primeiro povo a ser escravizado? Qual era a sua principal função? Explique. O primeiro povo a ser escravizado foram os indígenas. Sua principal função era a extração de pau-brasil, madeira usada para a fabricação de tinturas. O trabalho era considerado compulsório e para compensar as horas trabalhadas os índios trocavam mercadorias, uma prática conhecida por escambo.
4- Descreva o mercado de escravos no centro histórico de Salvador. O que era o pelourinho? O mercado de escravos acontecia na região portuária, os navios atracavam na cidade baixa (área do Mercado Modelo de Salvador) e ali os escravos eram expostos nas lojas. O Pelourinho era o centro administrativo e político da cidade alta, lá estavam localizadas as principais instituições. Segundo Carlos, no pelourinho só viviam pessoas ricas, e o local só servia para castigar escravos na frente dos outros como forma de exemplo.
5- Como era a punição dos escravos? Quais eram os tipos de penitências? Os castigos eram brutais. Os tipos de penitência mais comuns eram mãos cortadas, chibatadas, troncos, argolas, gargalheiras, correntes nos pés e até mesmo permanecer durante horas fazendo a mesma atividade. Tudo dependia do bom senso e da moral do senhor.
6- Chegando ao Brasil. Como eram tratados os africanos capturados? A princípio, foi utilizado para atender as demandas da produção de açúcar nos engenhos. A vida de um escravo era dura e era marcada pela violência dos senhores e das autoridades coloniais.
7- Como era a rotina de trabalho dos escravos? Como eram fiscalizados? A jornada diária de trabalho poderia se estender por até 20 horas por dia e o trabalho no engenho era mais pesado e perigoso que trabalhar nas plantações.
8- Explique do que se tratava a frase Pau, pão e pano.”
No período Colonial, costumava-se dizer que, para manter os escravos na mais perfeita
ordem, os senhores bem sucedidos precisavam tratá-los com os três Ps, isto é, a “pau,
pão e pano”.
O “Pau” resumia os castigos distribuídos aos negros.
O “pão” era fornecido pelo senhor ou produzido pelos próprios escravos durante umdia por
semana.
O “pano”, referia-se à precária vestimenta, feita no engenho e resumida ao mínimo
indispensável, na verdade, freqüentemente seminus.
a)A escravidão no Brasil-Jaime Pinsky. Edição 21. 1988 Editoracontexto. Câmara Brasileira do Livro, SP Brasil.
Sinopse por Júlia Marssola Loures : Pinsky inicia a narrativa através de uma descrição verídica de sua introdução no Brasil, que se dá com a chegada dos portugueses como uma compensação pela perda populacional, uma vez que fora necessário deslocar trabalhadores para outras áreas conquistadas. Diante de uma situação emergencial, viram-se obrigados a explorar o trabalho dos índios. Logo que o problema foi sanado e os navios negreiros desembarcavam no território, fez-se uso dos escravos negros. O tráfico somente foi possível porque os colonizadore utilizaram da religião para persuadir os negros, oferecendo-lhes proteção jesuíta.
Referências:
2-http://www.historiadobrasil.net/escravidao/
3-http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/28/914494/escravido-no-brasil-colonia.html
4- http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/28/914494/escravido-no-brasil-colonia.html
5-http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/28/914494/escravido-no-brasil-colonia.html
6-http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/escravidao-no-brasil.htm
7-http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/escravidao-no-brasil.htm
8-http://historiaeciajg.blogspot.com.br/2014/11/a-escravidao-no-brasil-colonial.html
Comentários
Postar um comentário