Abolição da escravidão
1- O que autorizava a lei Bill Abeerdeen (1845)?
O que ela faria?Ao longo da História do Brasil, a produção de riquezas foi viabilizada por meio da adoção da mão-de-obra escrava. A perpetuação desse tipo de relação de trabalho chegou até mesmo a incutir a ideia de que não haveria outra forma de sustentar a economia que não fosse pela exploração do esforço dos escravos. Entretanto, a partir do período monárquico alguns setores da sociedade nacional começaram a se manifestar contra a escravidão no Brasil.
2-O que determinava a lei Eusébio de Queiroz em 1850?
A Lei Eusébio de Queiroz foi uma modificação que ocorreu em 1850 na legislação escravista brasileira. A lei proibia o tráfico de escravos para o Brasil. ... O nome da lei é uma referência ao seu autor, o senador e então ministro da Justiça do Brasil Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara.
3-oque diziam os jornais sobre:
a)lei do ventre livre-1871
A Lei do Ventre Livre tinha por objetivo principal possibilitar a transição, lenta e gradual, no Brasil do sistema de escravidão para o de mão-de-obra livre. Vale lembrar que o Brasil, desde meados do século XIX, vinha sofrendo fortes pressões da Inglaterra para abolir a escravidão.
b)lei do sexagenários-1885
O jornal dizia que a Lei n.º 3.270, também conhecida como Lei dos Sexagenários tambem chamava Lei Saraiva Cotejipe que foi promulgada a 28 de setembro de 1885. Ela que garantia liberdade aos escravos assim como a lei do ventre livre, porém esta lei se aplicava somente a escravos com 60 anos de idade ou mais cabendo aos proprietários de escravos indenização.
As Leis Abolicionistas tinham como principal objetivo tornar a libertação dos escravos lenta e gradual, dando tempo aos seus proprietários de substituir a mão de obra escrava. Neste blog vamos destacar as seguintes leis abolicionistas: Lei do Ventre Livre (1871); Lei dos Sexagenários (1885) e Lei Áurea (1888).
-inserir uma imagem do jornal e escrever explicado oque falavam estes jornais
3-o que diz o jornal?
Uma obra de tal magnitude, formada pelo espírito de caridade cristã e filha do zelo de varões e matronas, animados da mesma virtude e em união com o clero, foi oferecida a Deus, supremo autor e distribuidor de todos os bens, em testemunho de reconhecimento pela mercê, que tão benignamente Nos concedeu de atingirmos são e salvo a idade de Nosso ano jubilar.
Isto foi-Nos sobremodo agradável e consolador, e mais que tudo porque logramos ver a confirmação duma tão feliz notícia, a de que os brasileiros queriam abolir desde já e extirpar completamente a barbárie da escravidão. A vontade do povo foi secundada pelo zelo desvelado do Imperador e de sua augusta filha, bem como pelos que dirigem a pública administração, havendo para isso promulgado e sancionado leis adequadas.
4-o que diziam os repugnantes anuncios de escravos, em jornais do seculo 19(XIX)? Havia muitos proprietarios que tinham excessivo número de escravos então para lucrar com eles, colocavam anuncios de alugueis dos escravos.E também era comum que pessoas interessadas em alugar escravos para os serviços.
Comentários
Postar um comentário