Abolição da Escravidão
1- Oque autorizava a lei Bill Abeerdeen (1845)? Oque ela faria?
Bill Aberdeen refere-se a uma lei aprovada pelo parlamento britânico em março de 1845 e que concedia ao Almirantado Inglês o direito de aprisionar navios negreiros (navios que transportavam escravos capturados no continente africano), que realizassem o transporte de cativos da África para as Américas (incluindo-se aí inclusive os casos de navios em águas territoriais brasileiras), e de julgar seus comandantes.
2- Oque determinava a lei Eusébio de Queirós,em 1850?
Denomina-se Lei Eusébio de Queirós à legislação brasileira que, no Segundo Reinado, proibiu a entrada de africanos escravos no Brasil interatlântico.
Foi aprovada em 4 de setembro de 1850, principalmente devido à pressão da Inglaterra, materializada pela aplicação unilateral, por aquele país, do chamado "Bill Aberdeen". Por essa razão, no Brasil, o Partido Conservador, então no poder, passou a defender, no Poder Legislativo, o fim do tráfico negreiro. À frente dessa defesa esteve o ministro Eusébio de Queirós, que insistiu na necessidade do país tomar por si só a decisão de colocar fim ao tráfico, preservando a imagem de nação soberana.
3- Oque diziam os jornais sobre:
A)Lei do ventre livre- 1871
Lei do Ventre Livre, também conhecida como Lei Rio Branco, foi uma lei promulgada em 28 de setembro de 1871, que considerava livre todos os filhos de mulheres escravas nascidos a partir da data da lei no Império do Brasil.
B)Lei dos Sexagenários- 1885
A Lei n.º 3.270, também conhecida como Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotejipe (pela grafia arcaica, Lei Saraiva-Cotegipe) foi promulgada a 28 de setembro de 1885 que garantia liberdade aos escravos com 60 anos de idade ou mais, cabendo aos proprietários de escravos indenização. A indenização deveria ser paga pelo liberto, sendo, portanto, obrigado a prestar serviços ao seu ex-senhor por mais três anos ou até completar 65 anos de idade.
C)Lei Áurea- 1888
Lei Áurea, oficialmente Lei Imperial n.º 3.353, sancionada em 13 de maio de 1888, foi o diploma legal que extinguiu a escravidão no Brasil. Foi precedida pela lei n.º 2.040 (Lei do Ventre Livre), de 28 de setembro de 1871, que libertou todas as crianças nascidas de pais escravos, e pela lei n.º 3.270 (Lei Saraiva-Cotegipe), de 28 de setembro de 1885, que regulava "a extinção gradual do elemento servil".
3- Oque diz o jornal?
Antes de abolir definitivamente a escravidão no Brasil, o governo de Dom Pedro II aprovou uma série de leis apenas para dar satisfação à Inglaterra, que no início do século 19 passou a combater o tráfico de escravos no Oceano Atlântico. Sob forte pressão daquele país, que havia se tornado uma potência industrializada e exercia sobre o mundo um grande domínio mercadólogico, o Brasil acabou tendo que ceder. O passo a passo desse processo é o tema desta quinta-feira (13) do Projeto Educação.
4- Oque diziam os repugnantes anúncios de escravos, em jornais do século 19(XIX)?
Abolida em 1888 e considerada uma das grandes contribuições para a queda do Império do Brasil no ano seguinte, a escravidão foi o fato mais obscuro da história do Brasil onde índios e, principalmente, negros eram tratados como animais e sem qualquer direito civil. Pessoas compravam, emprestavam e até alugavam escravos, em uma atividade que movimentava a economia brasileira no século 19.
Comentários
Postar um comentário