Abolição da Escravidão
Bill Aberdeen refere-se a uma lei aprovada pelo parlamento britânico em março de 1845 e que concedia ao Almirantado Inglês o direito de aprisionar navios negreiros (navios que transportavam escravos capturados no continente africano), que realizassem o transporte de cativos da África para as Américas (incluindo-se aí inclusive os casos de navios em águas territoriais brasileiras), e de julgar seus comandantes.
2-O que determinava a lei Eusébio de Queirós, em 1850? A Lei Eusébio de Queiróz foi uma modificação que ocorreu em 1850 na legislação escravista brasileira. A lei proibia o tráfico de escravos para o Brasil. ... O nome dalei é uma referência ao seu autor, o senador e então ministro da Justiça do Brasil Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara.
3-O que diziam os jornais sobre:
a) Lei do ventre livre-1871
A Lei do Ventre Livre tinha por objetivo principal possibilitar a transição, lenta e gradual, no Brasil do sistema de escravidão para o de mão-de-obra livre. Vale lembrar que o Brasil, desde meados do século XIX, vinha sofrendo fortes pressões da Inglaterra para abolir a escravidão.
b) Lei do sexagenários-1885
O jornal falava que a Lei n.º 3.270, também conhecida como Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotejipe que foi promulgada a 28 de setembro de 1885, ela que garantia liberdade aos escravos assim como a lei do ventre livre, porém esta lei se aplicava somente a escravos com 60 anos de idade ou mais, cabendo aos proprietários de escravos indenização.
c) Lei Áurea-1888
Bom, a lei Áura que foi assinada em 1888. Em um jornal foi apresentada com um texto curto, simples e direto. Esta lei, chama Áura ela libertava cerca de 700 mil escravos, num país com então 15 milhões de habitantes.
Esta lei também foi assinada pela princesa Isabel.
4- O que diziam os repugnantes anuncios de escravos, em jornais do seculo 19(XIX)
Existiam anúncios de aluguel, compra e solicitação de escravos nos jornais paulistanos. E bem, haviam muitos proprietários que possuíam número excessivo de escravos. Estes publicavam anúncios de aluguel nos jornais, para que interessados pudessem aluga-los por um determinado período. Também era comum que pessoas interessadas em alugar publicassem anúncios pedindo escravos. Também, existiam os anúncios de compra de escravos e mais os anúncios de fuga de escravos que eram os mais comuns antigamente.
Artigos de alguns jornais:
Comentários
Postar um comentário