O PRIMEIRO REINADO
1- Até 1882, o que significava ser brasileiro? pág 208
Ser Brasileiro naquela época não significava pertencer a nação brasileira, mas apenas ter nascido na colonia portuguesa.
2- Após a independência o estado brasileiro não reconheceu a cidadania da maioria da população. Quais grupos de brasileiros foram excluídos? pág 208
Foram excluídos dos direitos os escravos africanos e seus descendentes, mantidos sobre regime escravista, os povos indígenas e também os homens livres pobres e a população feminina, independentemente de sua origem social ou étnica.
3- Qual foi o marco inicial do Primeiro Reinado? Pág 209
O dia 7 de Setembro de 1822 foi o marco histórico que iniciou um período denominado posteriormente pelos historiadores de primeiro reinado.
4- Por que destoou a independência do Brasil do resto da América espanhola? Pág 209
Primeiro, por ter sido proclamada por um membro da própria família real metropolitana; segundo, por ter mantido o regime monárquico no novo estado.
5- O que precisou fazer D. Pedro I, para garantir a independência do Brasil? Explique. Quem contratou? pág 210
Dom Pedro precisou vencer e expulsar as tropas portuguesas que se opunham ao rompimento, conter forças separatistas e controlar alguns grupos minoritários da elite contrários ao projeto monárquico. O monarca contratou experientes militares ingleses e franceses para organizar e comandar a luta contra os portugueses.
6- Por que foi a Bahia que mais resistiu a independência do Brasil? Explique. pág 210
Por que ali se concentrava a maior parte das tropas portuguesas, comandadas por madeira de melo.
7- Quais foram os primeiros países a reconhecer nossa independência? pág 211
Destacam-se os Estados Unidos, no continente americano, e Daomé, na África, reino africano que tomou essa decisão por interesse dos grupos de mercadores de escravos, que queriam manter seus vínculos comerciais com o novo império.
8- Como o Brasil conseguiu que Portugal reconhecesse nossa independência? pág 211
Economicamente muito interessada no Brasil e ao mesmo tempo aliada de Portugal, a Inglaterra serviu como mediadora junto ás Cortes portuguesas no reconhecimento da independência do novo país.
Comentários
Postar um comentário