A COMPACTA HISTÓRIA DA SEGUNDA GUERRA
Autores: A.A. EVANS – DAVID GIBBONS
Alunos: Felipe-Bruno
1- Inserir uma imagem deste livro com uma frase explicativa. (Em preto e branco)
2- Como estava a Alemanha na “Década de 1920”? pág. 11
A Alemanha fervilha com as feridas de tais medidas, muitos alemães se sentem traídos; a agitação social é intensa e a economia está em colapso. Em tais circunstâncias, as opiniões se polarizam entre os Comunistas e a ala da direita dos Nacionalistas. Eles discutem suas divergências nas ruas, ambos se aproveitando do medo que a população tem do outro lado. Várias tentativas de golpe falham.
3- Na Alemanha. O que aconteceu em “23 de março de 1933” e depois o que aconteceu em “2 de agosto de 1934”? pág. 12
• 23 de março de 1933. O parlamento alemão aprova uma emenda que permite a Hitler governar por meio de decretos e a Alemanha torna-se um país de um único partido, um estado Nazista.
• 2 de agosto de 1934. Morre o presidente von Hindenburg. Hitler acumula o cargo de presidente e chanceler, nomeando-se “Führer”.
4- Polônia. Descreva os acontecimentos na Polônia a partir de 1º de setembro de 1939. Pág. 20
As forças armadas da Polônia, em 1º de setembro de 1939, embora com menos de 300 mil homens na ativa, tinham um grande número de reservistas. Divididas em 30 infantarias e 11 cavalarias, possuíam apenas duas brigadas mecanizadas – as unidades de cavalaria polonesas estavam começando a se mecanizar. Os alemães, por outro lado, tinham mais de 100 divisões, incluindo cinco poderosas Divisões Panzer 3 e oito divisões mecanizadas ou motorizadas, somando dois milhões e meio de soldados bem treinados.
A Força Aérea Polonesa tinha apenas 154 bombardeiros e 159 caças, mas, tirando alguns dos aviões para bombardeio, a maioria do material era obsoleto. Os alemães tinham quatro vezes mais aeronaves, todas modernas e bem cuidadas. Os poloneses lutaram bravamente, mas coragem costuma não ser o suficiente, pois rapidamente sucumbiram ao inimigo muito mais equipado e em número bem superior. Além disso, os alemães tinham uma grande capacidade para lidar com artefatos de guerra rápidos e mecanizados
5- França. Descreva os acontecimentos que se desenrolaram a partir de 3 de setembro de 1939. Pág. 28
12 DE SETEMBRO DE 1939 – Batalha do rio Bzura: o exército polonês de Posnânia tenta sair de seu sitiamento, a ofensiva falha no dia 18 e 170 mil se rendem.
15 DE SETEMBRO DE 1939 – O exército alemão fecha Varsóvia.
17 DE SETEMBRO DE 1939 – Exércitos soviéticos invadem a Polônia a partir do Oriente.
6- Ataques Relâmpagos. Explique sobre a inclusão de tanques nas forças alemãs. Pág. 47
O responsável por incluir tanques nas forças alemãs, General Heinz Guderian, apresentou sua teoria sobre os tanques em livro Achtung-Panzer!, em 1937. Velocidade, surpresa, flexibilidade e concentração de força eram os pontos essenciais de sua tática. Combinava força aérea e movimentação rápida, tanques poderosos e unidades de infantaria mecanizadas que conseguiam invadir territórios ocupados por inimigos.
7- Aviões da Luftwaffe. Explique sobre o primeiro revés da Luftwaffe. Pág. 62
Inicialmente, a Luftwaffe operava apenas como força tática, uma vez que as forças armadas já tinham limpado o território antes de sua ação. O primeiro revés foi a derrota durante a Batalha da Inglaterra, em 1940, mas sua tática continuou a ser um sucesso nos céus sobre os Bálcãs, o norte da África e a Rússia, até 1942 – 1943, quando os Aliados lentamente começaram a melhorar sua capacidade aérea. A principal falha da Força Aérea Alemã era não ter as aeronaves corretas, como bombardeiros pesados, por exemplo, para operar com sucesso em nível estratégico, assim como o faziam o Comando de Bombas da RAF e a USAAF Oitava Força Aérea.
8- A Batalha da Inglaterra. Escreva explicando sobre a 4ª fase da batalha. Pág. 67
Fase 4 – 1º de outubro a 1º de novembro – Período dos ataques noturnos. Os alvos, inicialmente, foram as docas e as indústrias, mas a campanha logo se tornou uma tentativa alemã de aterrorizar a população de Londres e reduzir a cidade a ruínas.
9- Qual sua opinião sobre este livro? Ou sobre a 2 guerra. Justifique.
O livro é muito bom, as imagens são muito interessantes pois contam uma história e por serem em preto e branco chamam mais atenção. Pelo assunto ser guerra dá um destaque maior.
Comentários
Postar um comentário