insurreição malê
1)qual foi o estopim da insurreição malê?
Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.
2)como acabou a insurreição malê?
Uma mulher contou o plano da revolta para um Juiz de Paz de Salvador. Os soldados das forças oficiais conseguiram reprimir a revolta. Bem preparados e armados, os soldados cercaram os revoltosos na região da Água dos Meninos. Violentos combates aconteceram. No conflito morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de 200 integrantes da revolta foram presos pelas forças oficiais. Todos foram julgados pelos tribunais. Os líderes foram condenados a pena de morte. Os outros revoltosos foram condenados a trabalhos forçados, açoites e degredo (enviados para a África).O governo local, para evitar outras revoltas do tipo, decretou leis proibindo a circulação de muçulmanos no período da noite bem como a prática de suas cerimônias religiosas.
a sabrinada
1)qual foi o estopim da sabrinada?
Os revoltosos eram contrários às imposições políticas e administrativas impostas pelo governo regencial. Estavam profundamente insatisfeitos com as nomeações de autoridades para o governo da Bahia, realizadas pelo governo regencial.O estopim da revolta ocorreu quando o governo regencial decretou recrutamento militar obrigatório para combater a Guerra dos Farrapos, que ocorria no sul do país.
2) como acabou a sabrinada?
O governo central, sob a regência de regente Feijó, enviou tropas para a região e reprimiu o movimento com força total. A cidade de Salvador foi cercada e retomada. Muita violência foi usada na repressão. Centenas de casas de revoltosos foram queimadas pelas forças militares do governo.Entre revoltosos e integrantes das forças do governo, ocorreram mais de 2 mil mortes durante a revolta. Mais de 3 mil revoltosos foram presos. Assim, em março de 1838, terminava mais uma rebelião do período regencial.
a balaiada
1) qual foi o estopim da sabrinada?O estopim da revolta foi a prisão do irmão de um notável, o vaqueiro Raimundo Gomes, que trabalhava na fazenda do padre Inácio Mendes, líder local e "bem-te-vi". O mandante da prisão foi o prefeito da Vila da Manga, José Egito, que era "cabano". Raimundo Gomes, com o apoio de um contingente da Guarda Nacional, espécie de milícia armada descontente com as tentativas de governo de controlar seus poderes locais, cercou a cadeia em armas e libertou o irmão. Em seguida conseguiu o apoio de Cosme Bento, líder de 3.000 escravos fugidos da região.
2)como acabou a balaiada?Após perder a Vila de Caxias, o comandante dos balaios, Raimundo Gomes, se entregou as tropas oficiais. Em 1839, após a morte de Balaio, Cosme Bento (ex-escravo) assumiu a liderança dos balaios.
Em 1840 ele partiu, com centenas de revoltosos para o interior.
Em 1841, já com o movimento enfraquecido, muitos balaios resolverem se render, aproveitando a anistia concedida pelo governo.
Em 1841, o líder Cosme Bento foi capturado e enforcado. Era o fim da revolta.
a cabaranagem
1)qual foi o estopim da cabanagem? As principais causas da revolta da “Cabanagem” possuem fundamentos políticos e sociais que convergem ao objetivo de autonomia política. Sem espanto, o Grão-Pará foi marcado por disputas políticas e territoriais, motivadas pelas elites provinciais, que possuíam o poder econômico (mas não o político) e desejavam ansiosamente compartilhar das decisões político-administrativas provinciais.Por sua vez, os “cabanos” sofriam com as péssimas condições de vida e falta de trabalho, donde surge um sentimento comum de identidade entre povos que sofriam com a fome, as doenças e a pobreza. Vale citar que, sobre isso, as referidas elites tomaram proveito da insatisfação popular para sublevar as populações contra o governo regencial.
2)como acabou a caranagem?Após cinco anos de sangrentos combates, o governo regencial conseguiu reprimir a revolta. Em 1840, muitos cabanos tinham sido presos ou mortos em combates. A revolta terminou sem que os cabanos conseguissem atingir seus objetivos.Os cabanos lutaram por mais quatro anos, sem sucesso, até que em 1840 muitos deles tinham sido mortos ou presos, até serem finalmente derrotados sem alcançar seus objetivos. A cidade de Belém ficou bastante deteriorada e grande parte da população havia sido dizimada na revolta, reduzindo drasticamente o número de habitantes.
Comentários
Postar um comentário