a)Insurreição Malê ;
1)Quando e onde aconteceu a insurreição malê?
A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835. Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos que exerciam atividades livres, conhecidos como negros de ganho (alfaiates, pequenos comerciantes, artesãos e carpinteiros). Apesar de livres, sofriam muita discriminação por serem negros e seguidores do islamismo. Em função destas condições, encontravam muitas dificuldades para ascender socialmente.
2)Quais foi o plano da Insurreição Malê?
Os soldados das forças oficiais conseguiram reprimir a revolta. Bem preparados e armados, os soldados cercaram os revoltosos na região da Água dos Meninos. Violentos combates aconteceram. No conflito morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de 200 integrantes da revolta foram presos pelas forças oficiais. Todos foram julgados pelos tribunais. Os líderes foram condenados a pena de morte. Os outros revoltosos foram condenados a trabalhos forçados, açoites e degredo (enviados para a África).
b)A sabinada:
1)Por qual motivo a revolta em questão ganhou esse nome? A Sabinada acabou ganhando esse nome por conta da liderança exercida pelo médico e jornalista Francisco Sabino Barroso.
2)Qual o contexto em que a Sabinada se desenvolveu no Brasil Imperial?Ao longo do tempo, percebemos que a Bahia se tornava um grande centro de tensões políticas tendo em vista as variações diversas da economia agroexportadora que sustentava a região. A oscilação de preços no mercado externo e a elevada política de impostos estabeleciam um conjunto de sérias dificuldades econômicas para os grandes proprietários e setores médios da população baiana.
c )a balaiada:
1)Qual o quadro social observado no Maranhão da primeira metade do século XIX, antes da deflagração da Balaiada?
Nas primeiras décadas do século XIX, mais da metade da população maranhense era composta por escravos e sertanejos de condição econômica miserável. Em contrapartida, uma minoria de importantes comerciantes e proprietários de terra controlavam o poder político da região de modo autoritário.
2)Por qual razão o conflito no Maranhão ganhou o nome de Balaiada?
Podemos dizer que a Balaiada foi fruto da ação autoritária dos políticos locais tendo em vista que tudo começou com uma rebelião de presos iniciada pelo vaqueiro Raimundo Cara Preta. Na ocasião, o referido vaqueiro foi injustamente preso por trabalhar para um proprietário de terras inimigo de seu patrão. Depois de tomar a prisão da cidade, os revoltosos se armaram e ganharam o apoio imediato de outras figuras das camadas populares e de uma significativa leva de escravos.
d)a cabanagem:
1)Por qual motivo o fazendeiro Félix Clemente Malcher acabou sendo deposto do cargo de governador pelos próprios revoltosos?
Malcher acabou sendo deposto de seu governo porque foi acusado de se manter fiel às exigências do governo imperial e não atender prontamente às reivindicações realizadas pelos revoltosos. De tal modo, este foi deposto do governo, que acabou sendo controlado por Pedro Vinagre.
2)Como o governo imperial conseguiu conter o movimento e recuperar sua autoridade na região paraense?
Para conter esse levante, a regência estabeleceu a contratação de mercenários estrangeiros e enviou tropas que reprimiram violentamente os envolvidos. Ao mesmo tempo, alguns dos participantes se entregaram e denunciaram as intenções dos cabanos que ainda se mantinham contra as autoridades do império brasileiro. Por fim, o levante acabou ceifando milhares de vidas ao longo dos cinco anos em que o movimento perdurou.
Comentários
Postar um comentário