Nome Completo:
Irineu Evangelista de Souza
Quem foi:
Barão de Mauá também conhecido como Visconde de Mauá foi um importante industrial, banqueiro e político brasileiro do século XIX. Recebeu o título de Barão no ano de 1854 e Visconde de Mauá em 1874.
Nascimento:
Barão de Mauá nasceu na cidade de Arroio Grande (Rio Grande do Sul) em 28 de dezembro de 1813.
Morte:
Barão de Mauá morreu na cidade de Petrópolis (Rio de Janeiro) em 21 de outubro de 1889 aos 75 anos de idade.
Principais realizações:
- Empreendeu a construção da primeira ferrovia brasileira. Construída no Estado do Rio de Janeiro ganhou o nome de Estrada de Ferro Mauá.
- Fundação da Companhia de Iluminação a Gás do Rio de Janeiro.
- Fundação da Companhia de Navegação a Vapor do Amazonas.
- Deputado Federal pela província do Rio Grande do Sul com mandato entre os anos de 1856 e 1875.
O banqueiro:
O primeiro banco de porte fundado no país foi o Banco do Comércio e da Indústria do Brasil, em 1º de março de 1851, por iniciativa de Irineu Evangelista de Sousa, associado a inúmeros comerciantes e negociantes. Era o segundo Banco do Brasil, como ficou mais conhecido. O capital inicial dava a idéia das pretensões de seu fundador: dez mil contos de réis, quatro vezes maior que o do concorrente.
Sua visão de banqueiro:
O futuro mostrou que o dilema era maior e mais profundo e o avanço da consciência, permitido pela avaliação dos fatos históricos da segunda metade do século XX, está a mostrar o poder hegemônico de uma burguesia mundializada, alicerçada na ideologia neoliberal e mundialmente amancebada. Mais do que umas com as outras, as burguesias do mundo da Internacional Capitalista estão amancebadas com o lucro fácil e impune. O qual se nutre da miséria dos povos.
Comentários
Postar um comentário