2- A Vida Louca Da MPB Dalva Oliveira, Ismael Caneppele .
3- Introdução.
O talento da menina é gritante. Em busca de melhores chances, a família deixa o interior e se muda para São Paulo, onde Vicentina recebe aulas de canto lírico e se apresenta em programas de calouros. Essa inclinação lírica permanecerá durante todo o auge de sua carreira, mas será uma das primeiras perdas que sua voz irá sofrer, em decorrência do álcool e da melancolia. Quando a pré-adolescente Vicentina percebe que o nome de batismo não condiz com a estrela que pretende ser, decide se chamar Dalva de Oliveira.
4- Desenvolvimento. Dalva de Oliveira
1-Dalva de Oliveira jamais cantou rock, mas levou uma vida de roqueira.
2-Afogou-se na dor e na bebida.
3-Dalva foi um dos maiores fenômenos da música popular brasileira nos anos
1940 e 1950
5-Dalva foi vítima do conservadorismo
6-A voz Da personalidade de Dalva fez nascer versos de força única
na canção popular brasileira.
7- Dalva não foi uma cantora de protesto,mas desnudou as íntimas revoluções da alma.
5- Palavras-chaves
1-Desnudou:
Abrir a alma, deixar transparecer o seu estado de espírito: ele desnudou sua angústia diante do sacerdote. (Em ambos os sentidos, emprega-se também pronominalmente.).
2-repertorio:
- 1.Disposição de assuntos em ordem que facilita encontrá-los.
- 2.título de certas coletâneas
- 3-cortiço:
- 4-Incumbido:
- adjetivo Que foi encarregado de algo ou recebeu a incumbência, a missão de: o aluno, incumbido da peça teatral, não compareceu à aula. Que é da competência de; que cabe a: o pai estava incumbido da educação dos filhos.
6- Conclusão.
Três dias antes de morrer, Dalva pressentiu o fim e, pela primeira vez, em sua longa agonia de quase três meses, lutando pela vida, falou da morte. Ela tinha um recado para sua melhor amiga, a cantora dora lopes que a acompanhou ao hospital: "Quero ser vestida e maquiada, como o povo se acostumou a me ver. Todos vão parar para me ver passando!". Morreu em 30 de agosto de 1972 na casa de saúde Arnaldo de Morais em copacanana na presença de seus filhos, pery ribeiro , Bily e Gigi. Vítima de uma hemorragia interna causada por um câncer de esofago.
7- OPINIÕES.
Nasceu em 5 de maio de 1917 uma guerreira da musica em Rio Claro, interior de São Paulo a artista acompanhava o conjunto do pai Em 1926, com a morte de seu pai, Dalva foi com as irmãs para o orfanato Colégio Tamandaré, onde estudou piano, órgão e canto coral. Aos 11 anos teve que deixar o colégio por causa de infecções nos olhos. A cantora foi para São Paulo trabalhar como babá Foi descoberta por um dos professores que a convidou para fazer parte da turnê de Antônio Zovetti.
Em 1952, foi eleita Rainha do Rádio Dalva de Oliveira morreu em 31 de agosto de 1972.
Comentários
Postar um comentário