A Abdicação de Dom Pedro I
1- Explique sobre o assassinato do jornalista Líbero Badaró.
A insatisfação com Dom Pedro I chegou ao máximo em 1830, quando, em São Paulo, foi assassinado o jornalista liberal Líbero Badaró, um de seus principais críticos.
2- Como foi a visita de Dom Pedro a Ouro Preto?
Buscando o controle da situação, Dom Pedro visitou Ouro Preto, a então capital da província de Minas Gerais, uma das regiões que se manifestava de maneira mais exaltada contra o imperador. Foi duramente contestados pelos mineiros, que o receberam com faixas negras de luto.
3- O que foi a noite das garrafadas? Explique.
Quando retornou ao Rio de Janeiro, seus partidários (portugueses, em sua maioria) haviam organizado uma recepção a título de desagravo pela hostilidade das manifestações mineiras. Tal atitude atraiu a oposição e começaram os conflitos de rua entre brasileiros e portugueses- armados de paus e garrafas- que na ocasião ficou conhecida como a Noite das garrafadas (13 de Março de 1831).
4- Quando e a favor de quem Dom Pedro abdicou do trono?
Na madrugada de 7 de abril de 1831, Dom Pedro I abdicou ao trono do Brasil em favor de seu filho de 5 anos, Dom Pedro de Alcântara, e embarcou para Portugal.
5- Período Regencial- Quando começou e terminou o período regencial? O que ocorreu neste período?
A abdicação de Dom Pedro I em 1831 deu início ao Período Regencial, que se estendeu até 1840. Foi uma fase de importantes lutas que ocorreram no processo de construção do estado brasileiro.
6- Quando começou:
A) A Regência trina previsória;
Abril-junho de 1831.
B) Regência trina permanente;
De 1831 a 1835.
C) Regência una de Feijó;
De 1835 a 1837.
7- 1831. Quem comandava a guarda Nacional? Por quem era formada?
Comandada por brasileiros ricos, em geral membros da aristocracia rural, e formada principalmente por empregados das suas fazendas.
8- Caracterize os grupos políticos abaixo;
A) Restaurador ou caramuru;
Grupo político que defendia a volta de Dom Pedro I ao governo do Brasil. Era formado por comerciantes portugueses, liderados por José Bonifácio de Andrada.
B) Liberal ou moderado;
Essa facção reunia a aristocracia brasileira, que buscava conter a estrutura existente, especialmente a monarquia e a escravidão, fontes de seus privilégios. Defendia um governo centralizado com sede administrativa no Rio de Janeiro e a unidade territorial do Brasil.
C) Liberal exaltado;
Composto por proprietários e membros das classes médias urbanas e do Exército, esse grupo defendia a liberdade de imprensa e a autonomia das províncias, o que implicava a descentralização do poder imperial. Entre seus líderes estavam o major do Exército Miguel Frias e o jornalista Cipriano Barata.
Comentários
Postar um comentário