Confederação do Equador
1- O que garantia o poder moderador a D. Pedro I?
O Poder Moderador é um dos quatro poderes de Estado instituídos pela Constituição Brasileira de 1824 e pela Carta Constitucional portuguesa de 1826 ambas saídas do punho do soberano de D. Pedro I imperador do Brasil e rei de Portugal o Poder Moderador é o que se sobrepõe aos poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, cabendo ao seu detentor força coativa sobre os demais.
2- Quais foram os motivos dos descontentamentos no Nordeste?
No Nordeste, as dificuldades econômicas somaram se ao descontentamento com a politica autoritária do imperador. A produção e o comercio dos principais produtos da região estavam em crise devido a concorrência estrangeira.
3- Qual era o caráter? Por onde se espalhou o movimento chamado Confederação do Equador?
De Caráter separatista e republicano, o movimento espalhou-se pelo nordeste, obtendo a imediata adesão no rio grande do Norte, Ceará e paraíba, e, Depois, De alagoas e Sergipe.
4- Por que chamou-se confederação Do Equador?
Os insurgentes proclamaram a republica da região que recebeu o nome de Confederação do Equador devido a proximidade com a linha do Equador.
5- Oque fez o imperador Para enfrentar os rebelados?
Para enfrentar os rebelados, o imperador enviou tropas sobre o comando de francisco de lima e silva e buscou reforços contratando navios ingleses e os serviços de Lord Cochrane, o militar inglês.
Comentários
Postar um comentário