Pular para o conteúdo principal

Escravidão-Anna Quadros e Alessandra Oliveira

ESCRAVIDÃO - POSTAGEM NO BLOG DA TURMA


Titulo: ESCRAVIDÃO NO BRASIL COLÔNIA e dados de identificação.

PREP racismo (Foto: TV Globo)
1-   Pesquise uma notícia de jornal sobre algum caso de racismo e escreva  explicando sobre o que aconteceu. O goleiro Aranha, um dos principais ídolos da Ponte Preta, foi vítima de um caso de racismo que teve muita repercussão e marcou sua carreira. Em 2014, quando era goleiro do Santos, integrantes da torcida do Grêmio o chamaram de macaco. Na ocasião, o time foi excluído da Copa do Brasil e condenado a pagar multa de R$ 50 mil. Para o jogador, esse fato marcou sua carreira: “Hoje, infelizmente, quando alguém pesquisa sobre goleiro Aranha, aparece, imagens, vídeos e matérias sobre esse assunto”.

2- Quando e como começou a escravidão no Brasil? A escravidão começou no Brasil no século XVI. Os colonos portugueses começaram escravizando os índios, porém a oposição dos religiosos dificultou esta prática. Os colonos partiram para suas colônias na África e trouxeram os negros para trabalharem nos engenhos de açúcar da região Nordeste. 

3- No Brasil. Qual foi o primeiro povo a ser escravizado? Qual era a sua principal função? Explique.O primeiro povo a ser escravizado foram os indígenas. Sua principal função era a extração de pau-brasil, madeira usada para a fabricação de tinturas. O trabalho era considerado compulsório e para compensar as horas trabalhadas os índios trocavam mercadorias, uma prática conhecida por escambo.
  
Resultado de imagem para mercado de escravos no brasil4- Descreva o mercado de escravos no centro histórico de Salvador. O que era o pelourinho? O mercado de escravos acontecia na região portuária, os navios atracavam na cidade baixa (área do Mercado Modelo de Salvador) e ali os escravos eram expostos nas lojas. Pelourinho era o centro administrativo e político da cidade alta, lá estavam localizadas as principais instituições. Segundo Carlos, no pelourinho só viviam pessoas ricas, e o local só servia para castigar escravos na frente dos outros como forma de exemplo.

Resultado de imagem para punições de escravos no brasil5- Como era a punição dos escravos? Quais eram os tipos de penitências?  Os castigos eram brutais. Os tipos de penitência mais comuns eram mãos cortadaschibatadastroncosargolasgargalheirascorrentes nos pés e até mesmo permanecer durante horas fazendo a mesma atividade. Tudo dependia do bom senso e da moral do senhor.

6- Chegando ao Brasil. Como eram tratados os africanos capturados?  A princípio, foi utilizado para atender as demandas da produção de açúcar nos engenhos. A vida de um escravo era dura e era marcada pela violência dos senhores e das autoridades coloniais.

7- Como era a rotina de trabalho dos escravos? Como eram fiscalizados? A jornada diária de trabalho poderia se estender por até 20 horas por dia e o trabalho no engenho era mais pesado e perigoso que trabalhar nas plantações.
  
8- Explique do que se tratava a frase Pau, pão e pano.”
 No período Colonial, costumava-se dizer que, para manter os escravos na mais perfeita 
ordem, os senhores bem sucedidos precisavam tratá-los com os três Ps, isto é, a “pau, 
pão e pano”. 
O “Pau” resumia os castigos distribuídos aos negros.
O “pão” era fornecido pelo senhor ou produzido pelos próprios escravos durante umdia por 
semana.
O “pano”, referia-se à precária vestimenta, feita no engenho e resumida ao mínimo 
indispensável, na verdade, freqüentemente seminus.

Resultado de imagem para a escravidão no brasil livro por jaime pinsky9- Recomende um livro sobre a escravidão no Brasil. 
a)A escravidão no Brasil-Jaime Pinsky. Edição 21. 1988 Editoracontexto. Câmara Brasileira do Livro, SP Brasil.
Sinopse por Júlia Marssola Loures : Pinsky inicia a narrativa através de uma descrição verídica de sua introdução no Brasil, que se dá com a chegada dos portugueses como uma compensação pela perda populacional, uma vez que fora necessário deslocar trabalhadores para outras áreas conquistadas. Diante de uma situação emergencial, viram-se obrigados a explorar o trabalho dos índios. Logo que o problema foi sanado e os navios negreiros desembarcavam no território, fez-se uso dos escravos negros. O tráfico somente foi possível porque os colonizadore utilizaram da religião para persuadir os negros, oferecendo-lhes proteção jesuíta. 

Referências:

2-http://www.historiadobrasil.net/escravidao/
3-http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/28/914494/escravido-no-brasil-colonia.html 
4- http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/28/914494/escravido-no-brasil-colonia.html 
5-http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/02/28/914494/escravido-no-brasil-colonia.html 
6-http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/escravidao-no-brasil.htm
7-http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/escravidao-no-brasil.htm
8-http://historiaeciajg.blogspot.com.br/2014/11/a-escravidao-no-brasil-colonial.html

Comentários

RIO GRANDE DO SUL - CHARQUEADAS

MAIS VISTAS

Revolução Pernambucana 1817 - Gabriel Araujo Da Silva

Resumir o texto " A revolução pernambucana de 1817" trocando palavras e elaborando duas perguntas com resposta. Página: 148  A transferência da corte portuguesa para o rio de janeiro não teria terminado com as dificuldades econômicas do nordeste e os grandes impostos cobrados pelas autoridades.  De um lado do movimento, estavam importantes senhores rurais que queriam instalar um estado independente. de outro, as pessoas livres pobres e não  proprietários.  Dezenas de populares, como os padres, militares, comerciantes e intelectuais do dominio português e instalar o regime republicano em recife. entre os revoltosos, destacaram-se o comerciante Domingos José Martins e o padre João Ribeiro. eles derrubaram o governador e iniciaram um novo governo. Decretando a extinção de impostos, a liberdade de imprensa e da religião e a igualdade entre os cidadões. Os revolucionários Pernambucanos foram cercados e derrotados pelas tropas reais. os lideres do movimento foram presos e mortos

GUERRA DOS EMBOABAS - JADE

1- Por que os paulistas achavam que tinham mais direitos sobre as lavras de ouro? Explique. Pág. 14  Os paulistas achavam que tinham mais direitos sobre as lavras de ouro do que as pessoas das outras capitanias. Para eles, quem não havia participado das bandeiras ou contribuído de alguma forma para a descoberta das minas, dando seu sangue ou sua própria vida para a conquista épica daqueles territórios ainda selvagens, não merecia agora repartir o lucro. 2- Quem os índios denominavam de emboabas? Na visão dos paulistas quem seriam os emboabas? Pág.14 Os paulistas os chamavam pejorativamente de “emboabas”, que na Língua Geral Paulista significava “pata peluda”. Os índios denominavam de emboabas certas aves que possuíam as pernas cobertas com penas. Como os portugueses costumavam usar calças compridas e botas, cobrindo toda a perna, o apelido impôs-se pela analogia. 3- Descreva o que aconteceu no episódio Capão da Traição. Pág.15     Um dos episódios mais sangrentos e trágico

MAIORES ACIDENTES NUCLEARES DA HISTÓRIA - Giovana Duarte e Francielli

Slide apresentação da Revolução Industrial Chernobyl 1- Quando em qual local aconteceu o acidente nuclear de Chernobyl? Localize em um mapa.   Na região da Ucrânia, em 26 de abril de 1986 2- Descreva como aconteceu o acidente? Explique. Quando um reator da usina apresentou problemas técnicos, liberando uma nuvem radioativa, com 70 toneladas de urânio e 900 de grafite, na atmosfera.   3- Escreva explicando sobre as pessoas que morreram ou ficaram feridas. O acidente é responsável pela morte de mais de 2,4 milhões de pessoas nas proximidades e atingiu o nível 7. 4- Quais são as demais consequências do acidente de Chernobyl?   Além da morte de mais de 2,4  milhões de pessoas  o local até hoje é nocivo, pela radiação.  Prypiat, cidade elaborada para ser moradia dos trabalhadores da usina, teve seus habitantes mortos ou evacuados. Animais, rios e florestas também foram contaminados e diversas anomalias genéticas se deram na região, que engloba anti

A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA VIDA DOS ADOLESCENTES

O tema é internet, sendo assim, é um assunto que envolve mais do que uma simples rede, a internet é um mundo visto por várias pessoas sendo apenas uma tela normal. Sendo assim pode favorecer qualquer pessoa, pensando nisso, na escola todos serão favorecidos, tanto os professores quanto os alunos. Começamos o trabalho, na aula de geográfia. Dividimos a sala em quatro grupos, cada grupo foi em uma série escolar, perguntando o que cada turma mais compra pela internet, depois de todos finalizarem as entrevistas com as turmas, cada grupo fez seu cartaz explicando sobre o resultado.  Na aula de matemática, fizemos outra pesquisa, distribuirmos outra pesquisa em papeis para marcar o que você mais compra pela internet nas turmas para cada aluno, cada grupo em sua série escolhida, calculamos tudo para fazer um gráfico. cada grupo  fez seu gráfico do seu jeito, digitalizado no laboratório de informática. Em espanhol estávamos estudando sobre cyberbulling, fakes, assédios pela internet, o

MAIORES ACIDENTES NUCLEARES DA HISTÓRIA: GABRIEL ARAUJO E LILIANE.

Slide Apresentação da Revolução Industrial Chernobyl 1- Quando em qual local aconteceu o acidente nuclear de Chernobyl? localize em um mapa. No ano de 1986, na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia. 2- Descreva como aconteceu o acidente? Explique. O acidente ocorreu durante experimentos com os sistemas da usina. Para realizar testes com o reator, o sistema automático de segurança foi desligado. Como o reator foi operado a potência muito abaixo do limite inferior por período muito longo, houve um superaquecimento. O reator do modelo existente em Chernobyl, que utiliza grafite como moderador dos nêutrons, pode-se tornar rapidamente muito instável, o que ocorreu. Quando os operadores da sala de controle resolveram desligá-lo, não foi mais possível, pois a potência do reator cresceu, ao invés de decrescer. A reação em cadeia cessou imediatamente, mas o aquecimento provocou uma explosão de vapor e gases. A energia liberada levou ao deslocamento da laje super

Vinicius e Murilo

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL História Geral e Do Brasil. Ed. Scipione Vicentino, Cláudio e Dorigo, Gianpaolo.   1- A que deveu-se o início do processo industrial na Inglaterra? O que conseguiu formar? Explique pág. 149    O início do processo industrial na Inglaterra deve-  se em parte a seu acúmulo de capital durante os  séculos XVII e XVIII. Nesses séculos, a Inglaterra, graças  a seu poderio naval e comercial, conseguiu formar  uma extensa rede comercial mundial       2-      O que protegiam os Atos de Navegação? Pág.149    O impulso inicial  decorreu da vitória inglesa contra a Invencível Armada   espanhola em 1588, quando a marinha espanhola  reagiu às investidas inglesas em suas colônias.   3-     O que abriu o Tratado de Methuen? Pág.149    Além disso, o  Tratado  de Methuen, de 1703, assinado com Portugal,  abriu os mercados portugueses e de suas colônias ao  manufaturados ingleses.      4-     Politicamente o que a Inglaterra sepultou? Pág. 150    Politicam

A FOME E A MISÉRIA NA ÁFRICA

O CHIFRE DA ÁFRICA Chifre da África é uma região do nordeste africano, conhecida também por península somali. Ela tem uma área total de 2 milhões km², lá vivem cerca de 90 milhões de pessoas, sendo que mais da metade se concentra na Etiópia. Djibuti, Somália e Eritréia e Quênia são as outras nações que junto formam o bloco.   Por que essa região tem esse nome? Observe o mapa, ele te faz lembrar algo? A primeira vista talvez não, mas, observe. O formato lembra o chifre de um rinoceronte. Por isso acredita-se que essa região ganha esse nome: devido a forma pontiaguda. ETIÓPIA Devido à violência e seca na África nesse ano de 2011, muitos países foram atingido com a fome principalmente Etiópia onde que deixaram muitos mortos e outros necessitando apenas de doações para sobreviver, sendo mais milhões de pessoas ainda corre risco de vida devido a falta de água e alimentos. O número de pessoas ameaçada pela fome na Etiópia é de 8 milhões, sendo que mais de 10 milhões

A independência das 13 colônias da América do norte

           Julia Ceroni- 8c                                               Enquanto na Europa uma burguesia enriquecida desejava ascender politicamente,na América as elites coloniais almejavam o fim das restrições ao comércio com o velho mundo.Influenciados pelas ideias iluministas e pela tentativa da Inglaterra de acentuar o seu controle sobre a região,os colonos das 13 colônias inglesas,começaram a questionar o domínio metropolitano um movimento de emancipação política.O processo de independência  chamada por muitos de revolução americana,foi vista no século 18 como a concretização dos ideais iluministas da América .Influenciadas pelo exemplo norte americano,a sociedades colonias da América Ibérica passaram também a questionar a dominação metropolitana.       A ocupação do território da costa atlântica norte-Americana foi diversificada e gerou diferentes modos de exploração da natureza.ocupação do território e implementação dos sistemas de trabalho.Na região norte,era denominada

Manuela e gabriele sampaio

                            Absolição da Escravidão 1-O que autorizava a lei Bill Abeerdem(1845)?O que  ele faria? No entanto, essa lei não surtiu efeito, pois grandes proprietários não tomaram conhecimento da nova lei e o Estado também não tomou as ações para que a mesma fosse cumprida. Essa famosa lei “para inglês ver” indignou as autoridades britânicas que logo trataram de tomar uma medida mais incisiva. Em 1845, o parlamento inglês aprovou uma lei, a Lei Bill Aberdeen, que dava poderes para a esquadra britânica prender e punir qualquer navio negreiro encontrado pelos mares do mundo.  2-o que determinava a Lei Eusébio De Queiroz,em 1850?   Denomina-se  Lei Eusébio de Queirós  à  legislação   brasileira  que, no  Segundo Reinado , proibiu a entrada de africanos  escravos  no Brasil  interatlântico . 3-O que diziam os jornais  sobre: a)Lei do ventre  livre-1871 Lei do Ventre Livre, também conhecida como Lei Rio Branco, foi uma lei promulgada em 28 de setembro de 1871, que

MAIORES ACIDENTES NUCLEARES DA HISTÓRIA. Theo Amaral e Henrique Dannenberg

                                                    Slide Apresentação da Revolução Industrial Chernobyl 1- Quando em qual local aconteceu o acidente nuclear de Chernobyl? Localize em um mapa. O desastre de Chernobyl foi um acidente nuclear catastrófico que ocorreu em 26 de abril de 1986 na central eléctrica da Usina Nuclear de Chernobyl (então na República Socialista Soviética Ucraniana), que estava sob a jurisdição direta das autoridades centrais da União Soviética. Uma explosão e um incêndio lançaram grandes quantidades de partículas radioativas na atmosfera, que se espalhou por boa parte da União Soviética e da Europa ocidental.                                       2-Descreva como aconteceu o acidente? Explique.Sábado, 26 de abril de 1986, à 1:23:58 a.m. hora local, o quarto reator da usina de Chernobil - conhecido como Chernobil-4 - sofreu uma catastrófica explosão de vapor que resultou em incêndio, uma série de explosões adicionais, e um derretime